Notícias

A Respiração Diafragmática e o Controle da Ansiedade na Prova Prática de Direção Veicular

A respiração diafragmática é um método de respiração que consiste no controle do diafragma. Essa respiração fornece mais oxigênio ao corpo e ao cérebro, melhorando o funcionamento destes.

É utilizada para aliviar a tensão e o estresse e tê-la como hábito pode proporcionar um relaxamento durante o dia inteiro e não apenas em momentos estressantes, além de melhorar o funcionamento do cérebro.

Em alguns momentos da nossa vida passamos por situações estressantes que nos causam ansiedade, em algumas dessas situações nos sentimos ansiosos e inseguros e associamos tal situação como um perigo para nós, algo que ameaça nossa zona de conforto, nossa tranquilidade, como por exemplo, no momento do exame prático de direção veicular.

Quando isso acontece o nosso cérebro se prepara para lutar ou para fugir. O nosso metabolismo acelera e a nossa frequência cardíaca aumenta, a fim de acelerar a circulação. Para dar conta dessa aceleração, mais oxigênio é necessário causando uma alteração na respiração, chamada hiperventilação ou a sensação de falta de ar. O sangue, que estava distribuído por todo o corpo, passa a concentrar-se nos músculos maiores, usados para movimentos de luta ou corrida (daí a tensão muscular e a sensação de mãos e pés frios). Além disso, a temperatura interna sobe, provocando o suor.

A respiração diafragmática ajuda a ativar o sistema autônomo parassimpático de nosso cérebro, que é responsável por inibir a ação do sistema simpático e restaurar a sensação de relaxamento. Por isso ela é uma técnica tão importante para os casos de ansiedade. Além disso, é um bom exercício de distração, ajudando a pessoa a se desvencilhar da hipervigilância.

Esta técnica de respiração consiste em concentrar o ar na região do diafragma (músculo que fica na altura do estômago), fazendo a barriga expandir e voltar ao normal ao puxar e soltar o ar, respectivamente. Deve ser feita lentamente, geralmente usando uma contagem até 3 para inspirar e até 6 para expirar.

Para verificar se o procedimento está correto, pode-se colocar uma das mãos sobre o diafragma, para senti-lo subir e descer e a outra mão sobre o peito, para perceber que a barriga mexe mais que a região pulmonar.

Nós nascemos com a capacidade de respirar dessa forma. Se observarmos a respiração de um bebê dormindo, podemos observar a barriguinha subir e descer. Com o passar do tempo passamos a respirar expandindo mais os pulmões do que a região diafragmática, mas com um pouco de treino, é possível reaprender a usar esse tipo de respiração.

Portanto se você está muito ansioso a ponto de sentir alguns desses sintomas descritos aqui, tire um tempinho por dia para realizar essa respiração corretamente e alguns minutos antes do exame prático de direção veicular também, com certeza a ansiedade será controlada e você se sentirá muito melhor.

 

Ivânia Tarigo
Psicóloga – CRP 07/16009
Especialista em Psicologia do Trânsito pelo conselho Federal de Psicologia

Deixe sua opinião