Notícias

Fatores que acarretam na reprovação da “Prova Prática”

Cada vez mais nos deparamos com pessoas que em seu processo de obtenção de CNH, comentam que tem reprovado inúmeras vezes no seu teste prático. Mas por que isso tem acontecido?

Muitas pessoas tem medo de se submeter a quaisquer tipos de testagens, e a prova prática de direção é uma, pode desestruturar o emocional dos alunos.

Muitos alunos comentam que quando estão em aulas com seu instrutor, realizam todas as atividades e os comandos necessários para conduzir um veículo com excelência, mas ao se deparar com a avaliação ficam tão ansiosos que chegam a esquecer, “como se desse um branco”, relatam.

Porque isso acontece?

Existem alguns fatores que podem acarretar a reprovação na hora do teste prático. Uma delas se refere a questão emocional, pois os alunos relatam sentirem-se nervosos na hora da prova, a explicação pra isso é que o estresse libera cortisol, hormônio que atrapalha o funcionamento das atividades cognitivas, principalmente da memória e da avaliação da situação que está sendo vivenciada.

Por esse motivo, muitas vezes o nível de estresse e ansiedade é tão alto que a pessoa simplesmente esquece tudo que tinha que fazer. É um grande desafio para o aluno vencer o estresse e a chamada ansiedade de desempenho, pois como tem alguém ao lado (examinador de trânsito), observando e avaliando se o aluno tem capacidade, esses sintomas são acentuados.

Outro fator é a habilidade do aluno em dirigir. É necessário estudar e se esforçar para desenvolver habilidades em determinadas atividades, para dirigir também é muito importante que exista essa dedicação.

Muitas vezes o instrutor informa o aluno que este ainda não está preparado para realizar a prova e que necessita de mais aulas práticas, mas o aluno opta por realizar a prova do mesmo jeito, arriscando a sorte sem estar preparado.

Uma vez que reprova no teste, vivencia um momento negativo e estressor e a sua memória associa este momento cada vez que retorna para realizar novamente a prova, muitas vezes aumentando o seu estresse frente a esta situação.

É importante praticar para desenvolver a habilidade de dirigir, e a única forma de praticar é sem dúvida realizar mais aulas práticas, pois nem todas as pessoas desenvolvem a habilidade no numero mínimo de aulas estipulado, algumas necessitam de reforço.

O CFC Bueno dispõe de um grupo terapêutico para alunos que necessitam trabalhar questões emocionais, que acarretaram a reprovações nas provas práticas. Esse grupo acontece todas as segundas- feiras, ás quatorze horas, no CFC e são passadas algumas técnicas de relaxamento e memorização para amenizar a ansiedade e o estresse.

Se isso está acontecendo com você, procure-nos e faça parte deste grupo. Vamos vencer esse obstáculo juntos!

Deixe sua opinião